quinta-feira, janeiro 16, 2014

Dez anos





E assim chegámos aos dez anos de A Ágora. Sim, este espaço que estão a ler completa hoje dez anos de idade. Uma década, desde aquela madrugada em Janeiro de 2004, em que decidi que nome haveria de dar ao blogue e em que escrevi as primeiras linhas, antes da surpresa de me ver publicado online.

Não é preciso lembrar que raríssimos blogues chegam a esta idade. Da primeira leva, de 2003, quase não deve haver nenhum activo. Da segunda, de 2004, ao qual este pertence por longevidade própria, tão pouco. Claro que na altura jamais pensaria em manter-me tanto tempo no mesmo formato. Cheguei a pensar em convidar mais pessoas para o blogue, em mudar o formato da página, o subtítulo que mostra aos leitores incautos ao que vêm, coisas que acabaram por nunca acontecer. Hoje escrevo estas linhas no mesmíssimo quarto e que o iniciei. O blogue continua a reflectir o mundo do seu escriba, faça ou não parte da actualidade mediática, diga muito ou pouco a quem se depara, nas inúmeras ligações que quotidianamente faz por acaso, pela primeira vez com esta página. Algumas ideias mudaram, o estilo terá sofrido mudanças imperceptíveis, a técnica e os instrumentos à disposição deram nova arrumação aos escritos, e hoje olho para alguns textos que me parecem mais pueris de forma benevolente. Julgo que isso deve acontecer em qualquer pessoa que encontre coisas por si escritas com uma década, sobretudo se se tratar de um projecto no início.

Este caminho solitário, em que é obrigatório alimentar o "bicho" amiúde, ou perdemos imediatamente auditório, nem sempre é fácil. E é bem provável que um dia destes tire umas férias - só e apenas isso. Mas por enquanto, e porque ainda me sobra paciência e tenho algumas coisas que me saltam à vista para escrever, este blogue manter-se-à activo. Quando achar que nada mais tenho para dizer, que não faz sentido ou que se tornou numa obrigação pesada, então encerrarei a sua publicação. Mas não por agora. O que não significa que não possa haver algumas mudanças, ao layout e à apresentação, por exemplo. O nome, esse, garanto, é que nunca irá mudar. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Grd Pimentão!
Férias...SP!?

Ab

Anônimo disse...

parabens
kikofonseca

Freddy disse...

Pimentão, tendo sido um "colega" destas lides até um bocadinho antes do nascimento da Ágora, fico imensamente contente pela tua perseverança. Às vezes tenho umas saudades imensas de escrever online mas depois passa-me rapidamente. Ainda bem que a ti não. Um abraço de admiração!

Anônimo disse...

E 10 anos de fiel leitura.

Parabens!

Picadeiro Arrifana

A.Teixeira disse...

Os meus sinceros parabéns.

João Pedro disse...

Obrigado a todos pelos parabéns. Brevemente, acabados os "festejos", o blogue volta à carga.

Anônimo disse...

Parabéns. Pelos excelentes textos, reflexões, histórias. E também pelas estrondosas «inverdades» e «inconseguimentos» a que a tua triste opção clubística te conduz. É um gosto ler-te e ir acompanhando A Ágora.

Abraço
JMM