quarta-feira, março 06, 2013

Hugo Chávez 1954 - 2013

 
Morreu Hugo Chávez. Era previsível, só faltava mesmo saber quanto tempo sobreviveria ainda o presidente venezuelano reeleito. Aliás, ainda hoje os seus subalternos se lançaram noutra ridícula teoria da conspiração, sabendo provavelmente que o líder já morrera, acusando os Estados Unidos (que mais?) de serem os culpados pela doença de Chávez. É um processo típico de regimes pouco livres, o de espalhar teses histéricas para aquecer os ânimos das populações. O populismo é aliás uma das facetas mais visíveis da Venezuela, atirando as culpas sempre para cima dos EUA e do "capitalismo". Porque não acusam o famoso serviço de saúde de Cuba, onde o líder bolivariano esteve tanto tempo internado?
 
O que é certo é que o estado de saúde de Chavez era já preocupante aquando das eleições em Outubro, e nem assim se coibiu em recandidatar-se. O chamamento do poder revelou-se mais forte na altura do que a doença. Durante semanas a propaganda regimental jurou que a sua saúde estava a evoluir, que voltaria a ocupar o seu lugar na presidência. Depois tornou-se mais prudente. E quando tudo se precipitou, apressou-se a culpa o inimigo do costume.
 
Resta desejar que tenha morrido em paz, ele que sempre se mostrou um cristão fervoroso. Como bem diz Miguel Castelo Branco, não era um ditador nem um carniceiro, longe dos procedimentos do seu amigo Fidel Castro. Era um caudilho populista com uns pós de autoritarismo, eleito democraticamente, que instaurou um modelo político e económico controverso e dependente do petróleo, que por vezes ultrapassava o risco. Veremos se depois do luto e da comoção, o chavismo resiste ao desaparecimento do seu inspirador. Que descanse em paz.
 
 

Nenhum comentário: